sábado, 8 de maio de 2010

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre SINDAP/AC, no uso de suas atribuições legais, convoca todos os filiados para Assembléia Geral Extraordinária nos dias 13 e 14 deste mês, às 14h00min no auditório do CERB, para tratar sobre:

1.  PEC 308/04;
2.  APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE PROPOSTAS DE CONVÊNIOS;
3.  AÇÕES JUDICIAIS CONTRA O IAPEN/AC;
4.  PRESTAÇÃO DE CONTAS 2009/2010;
5.  PROCESSO ELEITORAL SINDICAL;
6.  OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSES GERAIS;
                     
              O SINDAP/AC reafirma a sua postura de compromisso e dedicação para com a categoria. Sabemos que somente um trabalho sério e coeso nos trará a vitória, lembrando que o sindicato em si não resolve problema  e  sim a nossa união, momento oportuno de lembrar:


"UNIR PARA FORTALECER"
                
           Rio Branco – AC, 7 de maio de 2010.

                    Atenciosamente,


Bel. Adriano Marques de Almeida
Fundador e Presidente do SINDAP/AC

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Acusados de matar 27 presos em RO pegam mais de 400 anos de prisão

Tribunal do Júri condenou um deles a 486 anos de prisão.
O outro detento pegou 445 anos e seis meses de reclusão

Os dois detentos acusados de envolvimento na morte de outros 27 presos na Casa de Detenção José Mário Alves, conhecida como Presídio Urso Branco, em Rondônia, foram condenados no início da madrugada desta sexta-feira (7), em Porto Velho. O Tribunal do Júri condenou um deles a 486 anos de prisão e o outro detento, a 445 anos e seis meses de reclusão. Cabe recurso.
Cada detento foi julgado e condenado por 27 homicídios. Um deles pegou 18 anos de prisão por homicídio, o que resultou na pena de 486 anos de prisão *(muito bom, mas ainda foi pouco).  O outro foi condenado a 16 anos e seis meses de prisão por homicídio, resultando, então, na pena de 445 anos e seis meses de prisão *(é uma pena não existir pena de morte nesses casos pois  assim seria mais justo).
As defesas dos dois detentos já entraram com pedidos de recurso. Os condenados não têm direito a aguardar essa decisão em liberdade e foram encaminhados de volta ao presídio assim que a sessão foi encerrada.
No total, 16 detentos teriam participado do crime, que ocorreu em 2002. Na época dos assassinatos, os réus estavam presos na mesma unidade das vítimas. De acordo com o Tribunal de Justiça de Rondônia, até o fim de maio, todos os acusados no mesmo processo serão julgados.
Ainda de acordo com o TJ, ex-diretores da unidade prisional também foram acusados de envolvimento, mas recorreram da decisão e aguardam julgamentos de recursos.
No primeiro dia de júri, na quarta-feira (5), os dois acusados negaram envolvimento no caso e alegaram que estavam feridos no dia em que ocorreram as mortes. Um deles está preso por homicídio, latrocínio e assalto. O outro foi condenado por participação em assaltos.

Fonte: G1
* Comentários e opnião pessoal!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dormir pouco pode levar à morte prematura, afirma estudo

Pesquisadores italianos e britânicos afirmaram que pessoas que dormem menos de seis horas por noite poderão ter uma morte prematura.De acordo com um estudo realizado pelos cientistas da Universidde de Warwick em colaboração com a Universidade de Medicina Federico 2º. 

Em Nápoles, Itália, pessoas que regularmente dormem menos de seis horas por noite têm risco 12% maior de morrer em um período de 25 anos do que as pessoas que dormem o período ideal, de seis a oito horas.
O estudo, publicado na revista especializada "Sleep", analisou os padrões de sono e mortalidade de 1,3 milhão de pessoas compilados em 16 pesquisas anteriores da Grã-Bretanha, Estados Unidos, países da Europa e da Ásia. Essas pessoas foram acompanhadas durante 25 anos - mais de 100 mil mortes foram registradas entre elas. 

A duração do sono deve ser encarada como um fator de risco comportamental adicional, ou marcador de risco, influenciado pelo ambiente e possivelmente tratável, por meio de educação e aconselhamento, além de medidas de saúde pública voltadas para uma modificação dos ambientes físico e de trabalho", afirmou o professor Francesco Cappuccio, chefe do Programa de Sono, Saúde e Sociedade da Universidade de Warwick. 

Foragido com 60 ocorrências policiais é preso na Capital

Marcos Emerson Guth foi detido na Avenida Garibaldi por um agente penitenciário que estava de folga

Foi preso no final da noite dessa quarta-feira em Porto Alegre um foragido com 60 ocorrências policiais. Marcos Emerson Guth, 29 anos, foi preso na Avenida Garibaldi por um agente penitenciário da Divisão de Segurança e Escolta, que estava de folga.

O foragido do Instituto Penal Mariante foi detido no momento que roubava objetos de um carro, próximo a um restaurante. O agente ouviu a vítima, uma mulher, dizer que um homem estava dentro de seu veículo e decidiu agir. O assaltante, natural de Santa Catarina, não estava armado.
RÁDIO GAÚCHA

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Acusados pela morte de agente estão detidos

Dois acusados pela morte do agente penitenciário Roney Vidal, ocorrida em 18 de abril quando este saía do trabalho, estão detidos. O secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, diz que toda a apuração ocorre em sigilo. "Nossa meta é alcançar a verdade dos fatos". A morte do agente penitenciário está sendo investigada na 4ª Regional de Polícia sob a responsabilidade do delegado José Barbosa de Moraes.

O Acre, conforme pesquisa nacional, tem a maior resolutividade dos casos de crimes contra vida (86,3% no total). O Rio Grande do Sul é o estado que mais se aproxima dessa marca com índice, segundo a pesquisa, de 39%. "A polícia trabalha com uma dinâmica para que nenhum crime fique sem respostas", disse Farias.

Fonte: agazeta.net

terça-feira, 4 de maio de 2010

Brasil treina 1º cão farejador de celulares em presídio

Cachorro pode rastrear entre os presos, mas não os detentos diretamente
Agência Estado
Célio Messias/AE 
Foto por Célio Messias/AE
Com 220 milhões de células olfativas, o cachorro encontra celulares a partir de componentes químicos existentes na bateria do aparelho
Com um ano e oito meses de vida, Fuzil, um pastor belga de Malinois, passou os últimos sete meses em treinamento. E agora ele é o primeiro cão farejador de telefones celulares do Brasil, e o segundo do mundo.

O animal pertence à SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), que poderá deslocá-lo para outras unidades prisionais, mas Fuzil é o mais novo "funcionário" da Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto (SP). Ali, nos últimos dois meses, durante o seu adestramento, ele localizou 13 celulares na ala externa de progressão (regime semiaberto).

O diretor da Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto, Paulo Cesar de Barros, opinou sobre o cão.

– Ele é mais uma ferramenta no nosso serviço diário. O cão é dócil e maleável, e fareja até no meio das pessoas

Isso significa que o cão pode farejar entre os presos, mas não os detentos diretamente, já que tal medida é proibida. Em caso de suspeita, os presos devem ser revistados por agentes penitenciários. Aparelhos e baterias, carregadas ou descarregadas, são farejados pelo cão, adestrado para localizar odores de produtos que contêm silício, material usado nesses equipamentos.

No Estado de São Paulo, existem outros cães, de outras raças, ainda em treinamento para esse fim. Mas foi o pastor belga de Malinois quem deu a melhor resposta até agora. 

O treinamento de Fuzil, nascido em Goiânia, filho de mãe canadense e pai belga, terminou há uma semana. O animal vive entre 12 e 14 anos e sua "vida profissional" deverá ser de seis anos. O adestrador e o agente penitenciário Cristiano Alex Sampaio.

– Nesse tipo de trabalho, ele é o único do País e o segundo do mundo.
 
Segundo ele, um cão (não sabe qual raça e nem o local) estaria em atividade nos Estados Unidos, já com sucesso nesse tipo de operação. 

– Tentaram usar cães na Inglaterra, mas não deu certo. 

Fonte: R7

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aviso sobre as incrições do Pronasci, ciclo 19



Atenção amigos Agepen's!!


No próximo dia 7/05 se iniciam as inscrições para o ciclo 19. As inscrições serão realizadas em duas etapas.

Na primeira etapa, do dia 7 a 9/05, será permitida apenas uma inscrição por aluno. Se no final do dia 9/05 não tivermos alcançado as 200.000 inscrições previstas, será aberta a segunda etapa nos dias 10 e 11/05 para completar as vagas disponíveis. Nessa 2a etapa, os alunos já cadastrados e não evadidos no ciclo anterior poderão se inscrever em um segundo curso até completar o limite de vagas.

domingo, 2 de maio de 2010

Homens armados tentam resgatar detento do presídio de Joaçaba, em Santa Catarina

Eles estariam disfarçados de policias federais


Um grupo de homens armados tentou resgatar um preso do presídio de Joaçaba por volta das 18h15min desta quinta-feira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM), eles estariam disfarçados de policiais federais.

De acordo com a PM, quando os bandidos chegaram ao presídio alegaram que precisavam tomar depoimento de um preso, que foi detido por assalto à banco.

Na sala onde seria prestado o depoimento, os homens anunciaram a tentativa de resgate renderam o chefe de segurança, que levou coronhadas e teve dois dentes quebrados.

Quando percebeu que os falsos policiais iriam matá-lo, o chefe de segurança conseguiu correr para fora da sala, arrastando o preso.

Ao serem descobertos, os criminosos trocaram tiros com agentes prisionais, ainda no dentro da unidade prisional. Pelo menos um dos bandidos ficou ferido.

— Pele violência do tiroteio, foi muita sorte nenhum agente ou policial ficar ferido — destaca Rudnei Cezar Bastiani, diretor do presídio.

Várias equipes da Polícia Militar procuram os falsos policiais, que teriam fugido, sem resgatar o preso, num Renault Logan de Gaspar, com giroflex. Para sair, eles derrubaram, com o carro, o portão do presídio, que estava fechado.

Bastiani acredita que outros integrantes da quadrilha estariam esperando do lado de fora porque os aqueles que entraram portavam rádios comunicadores.

DIARIO.COM.BR