sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Agentes penitenciários reforçarão segurança no desfile das Virgens de Olinda

O secretário executivo de ressocialização, Romero Brito, e o superintendente de Segurança Penitenciária, Cel. Alexandre Guarines, anunciaram o reforço na segurança.
Foto: Mariana Ferraz/JC Online
 
A segurança no desfile das Virgens de Verdade, bloco de Olinda, no próximo domingo (20), será reforçada por 15 agentes penitenciários distribuídas em 3 equipes, com computadores que permitem identificar se a pessoa faz parte do sistema prisional, seja em regime aberto ou semi-aberto. 

A Operação Carnaval da Seres será realizada em parceria com as polícias Militar e Civil e tem como objetivo inibir a ação criminosa daqueles que cumprem pena fora das unidades prisionais. A medida foi anunciada pelo Secretário Executico de Ressocialização, Romero Ribeiro, em coletiva na manhã desta sexta-feira (18).

As equipes estarão no Escola Estadual Pintor Manuel Bandeira, na Praça do Fortim e na Praça Duque de Caxias. Também serão utilizados detectores de metal, bombas de efeito moral e armas não letais. Na sede da Secretaria de Ressocialização - localizada na Rua do Hospício, Recife - agentes penitenciários estarão de prontidão. A operação será coordenada pelo superintendente de Segurança Penitenciária, Coronel do Corpo de Bombeiros Alexandre Guarines.

Do JC Online

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Policial militar e agente penitenciário trocam tiros após discussão em bar

Raimunda Carvalho
Da Redação
Depois de uma discussão na madrugada desse domingo, por volta 2h17, em um barzinho da Capital, um policial militar e um agente penitenciário trocaram tiros. O agente trabalha na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). Os nomes do policial e do agente foram preservados.

Conforme a Superintendência de Mídia da Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania (SSJC), os dois estavam em mesas separadas quando o agente se desentendeu com o policial.

Os seguranças do evento, ainda conforme a superintendência, convidou os dois para que se retirassem do local. Já do lado de fora, os envolvidos sacaram as armas e iniciaram uma troca de tiros.

O policial disparou um tiro no joelho direito do agente, que também fez outro disparo com uma pistola .40, mas que não atingiu ninguém.  O policial está detido na corporação desde a madrugada de domingo e o agente foi transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP) para procedimento cirúrgico.

Segundo a superintendência, no local foram encontradas cinco cápsulas, as quais serão submetidas a pericia.

A  superitendência não soube informar se foi realizado nos envolvido o teste do bafômetro.

Providências
Logo que tomou conhecimento da ocorrência o secretário de Segurança, Justiça e Cidadania, João Costa, determinou com o subsecretário da Polícia Civil, Nelson Guimarães, com o subsecretário de Justiça e Cidadania, Djalma Leandro, e o com delegado geral da Polícia Civil, João Pina, orientando providências imediatas sobre o caso.

As primeiras providências administrativas tomadas pelos delegados designados foram: acionar a Corregedoria da Polícia Civil para colher o depoimento do agente; apreenderam uma pistola .40, bem como a carteira de identificação do servidor e o registro da arma do policial.

A pistola será encaminhada para que a perícia realize o laudo da arma. De acordo com a superintendência, não há data prevista para que o laudo conclusivo seja divulgado.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mulher esconde celular na filha para entrar na cadeia em SP

Uma mulher foi presa no final de semana ao tentar entrar com um celular escondido na axila e um chip de operadora de telefonia na boca da filha de 10 anos no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Ribeirão Preto (313 km de SP).

O aparelho seria entregue ao marido da acusada. Ele não é pai da criança.

Segundo a Polícia Militar, os agentes penitenciários desconfiaram que a criança escondia algo, pois ela não abria os braços nem falava.

Depois de conversar com a garota, os agentes conseguiram convencê-la a erguer os braços. O aparelho celular caiu.

Ao pedir que ela abrisse a boca, os agentes encontraram o chip de operadora de telefonia.

A mãe da menina foi presa em flagrante e encaminhada à cadeia de Cajuru. Ela não possui advogado constituído.

A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar e, em seguida, entregue a um familiar.

CFSP

Deputados querem a PEC da Polícia Penal na Ordem do Dia

Cerca de oitenta parlamentares já protocolizaram pedido na presidência da Câmara para que a PEC 308 seja votada.

Texto e foto: Lucas Tatuí
Mais um parlamentar apresentou requerimento solicitando que a PEC 308/04, que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais, seja inclusa na Ordem do Dia para votação em Plenário. Na última quinta-feira (10), o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) apresentou o Requerimento de n. 121/2011.

Cerca de oitenta parlamentares já protocolizaram pedido na presidência da Câmara para que a PEC 308 seja votada. Um dos primeiros foi o deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que apresentou Requerimento de n° 3054, no dia 5 de agosto de 2008.

Adriano de Castro, da Coordenação Nacional dos Servidores Penitenciários, informa que “a qualquer momento o grupo de frente na luta pela criação da Polícia Penal deve ser convocado para retomar a mobilização em Brasília”.

Esclarecendo sobre a informação de que a PEC 308 estaria arquiva, a Coordenação Nacional emitiu a seguinte Nota:

“A PEC 308/04 não foi arquivada, o que ocorreu foi que, em 12/01/2011, a Presidência da Câmara publicou uma decisão, baseado no Art. 17, inciso II, alínea ‘d’, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD), determinando o arquivamento definitivo dos Requerimentos de Inclusão na Ordem do Dia, tendo em vista o fim da presente legislatura. Assim, a PEC da Polícia Penal continua tramitando normalmente na Câmara e está pronta para ser inclusa na Ordem do Dia, ser votada e aprovada”.

Fonte: Tudorondonia.com
Link: http://www.tudorondonia.com/noticias/deputados-querem-a-pec-da-policia-penal-na-ordem-do-dia-,20527.shtml

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Detector de drogas

Novo produto chega ao mercado: é um aparelho que detecta o consumo de entorpecente, sem que o filho saiba. O chamado "Detector de Drogas" é de fácil utilização. 

Basta passar a extremidade do equipamento na pele da pessoa suspeita de fazer uso de drogas ou em alguma superfície que o averiguado tenha colocado a mão, como por exemplo, gancho do telefone, roupa suada, mouse do computador etc. O resultado aparecerá em poucos minutos, verificando se houve consumo de drogas nos últimos 5 dias.

O "Detector de Drogas" é vendido em 4 versões distintas, ou seja, para identificar, maconha, heroína, cocaína e anfetaminas (ex: êxtase).

Esse equipamento foi criado na Alemanha em 1997 e teve seu funcionalmente aprovado pelo DEA (Agência Anti-drogas dos EUA). A polícia de inúmeros paises desenvolvidos usa o tal aparelho para detectar motoristas que estariam sob efeitos de drogas e com isso diminuir o risco de acidentes de trânsito. 

Fonte: